quinta-feira, 20 de outubro de 2016

#1 - Viagem à Lua (1902)



Título: Le Voyage Dans La Lune
Duração: 14 minutos
Dirigido por: George Méliès
Escrito por: George Méliès
Estrelado por: George Méliès, Bleuette Bernon, François Lallement, Henri Delannoy
IMDB: 8,2
Rotten Tomatoes: 100%

     Este filme de 114 anos tem um valor histórico inegável. Considerada a obra-prima de George Méliès (apesar do próprio não concordar com isto), Viagem à Lua vêm de uma época em que este filme de 14 minutos era considerado extenso. Os modos teatrais de Méliès são muito visíveis aqui.
     Toda a ideia do filme é tão irreal para nós, mas para aqueles que assistiam as cenas naquela época, pareceriam deslumbrantes. Viajar a Lua na bala de um canhão, caminhar pela Lua usando apenas chapéu e guarda-chuva, e, por fim,  voltar a Terra apenas "puxando" a bala do canhão por um penhasco e caindo no mar, como se a Terra fosse verticalmente abaixo da Lua.
     O ineditismo de todas essas cenas, levando em conta a época em que foi feito, torna indispensável assistir este filme, ainda mais pelo fato de ele ter a duração de apenas 14 minutos e ser facilmente encontrado na internet.

NOTA: 5/10. Darei a nota baseado em quanto o filme me agradou, não apenas em quesitos técnicos. Dou 5 para este filme devido apenas ao seu valor histórico e ineditismo, não podendo dar mais devido a não ter apreciado o filme, fazendo com que, para mim, aqueles 14 minutos demorassem mais de meia hora.

CURIOSIDADES:

O primeiro filme de ficção científica conhecido.

A imagem da bala de canhão no olho da lua é considerada uma das mais icônica da história do cinema.

O filme demorou 3 meses para ser totalmente feito.

Em 2002 foi descoberto uma versão do filme em cores, pintada a mão na época original. Ela foi restaurada e exibida em Cannes em 2011. Tanto a versão original em preto e branco quanto a restaurada com cor estão disponíveis no Youtube.

O filme foi baseado na obra de Júlio Verne "Da Terra à Lua" e "À Roda da Lua".


6 comentários:

  1. Eu achei foda \*-*/ conhecendo a história do George Méliès e recomendo as limitações enormes do cinema naquela época, esse filme foi genial, gravado no primeiro estúdio de sempre e apresentando uma sequência de efeitos novos que o cinema de hoje usa e foi inventado pelo próprio. Sem contar, claro, todo o cuidado que o diretor teve com figurino e cenário, algo incomum na época. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com você sobre as inovações do filme, assim como com o cuidado com o figurino e o cenário. E sobre as influência dele, sequer há o que discutir. E obrigado pelo vídeo que me mandou.

      Excluir
  2. Sem esse filme, e sem George Méliès, talvez continuássemos fazendo apenas documentários hoje. Star Wars ou Avatar não teriam existido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo isto me sinto ainda mais agradecido a Méliès, documentários definitivamente não são os meus favoritos :p

      Excluir