quinta-feira, 20 de outubro de 2016

#2 - O Grande Roubo do Trem (1903)


Título: The Great Train Robbery
Duração: 11 minutos
Dirigido por: Edwin S. Porter
Escrito por: Edwin S. Porter, Scott Marble
Estrelado por: A. C. Abadie, Broncho Billy Anderson, George Barnes, Walter Cameron, Marrie Murray
IMDB: 7,3
Rotten Tomatoes: 100%

     Como em Viagem à Lua, o Grande Roubo do Trem tem um valor histórico indiscutível, assim como é de uma inovação inegável para a época. Lançado um ano após o filme de Méliès, este traz um grande número de novidades técnicas.
     O filme conta a história de assaltantes que roubam um trem. Ele é considerado um dos primeiros blockbusters do cinema, tendo sido imensamente popular.
     Ele também apresenta algumas cenas memoráveis, como a do salão de dança, que serve como alívio cômico, e uma perseguição sobre cavalos. A mais clássica cena do filme é, porém, a cena final. Em uma cena extra adicionada, um dos bandidos mira para a câmera e atira diretamente contra o público. É contado que aqueles que assistiam o filme gritavam achando que seriam atingidos.



NOTA: 6/10. Considero este filme mais agradável que o de Méliès, o tempo pareceu correr rapidamente com ele. Ele tem muito mais ação nele (sendo considerado o primeiro filme de ação). Além claro do valor histórico de assisti-lo.

CURIOSIDADES:

Considerado o primeiro faroeste da história. E o primeiro filme de ação também.

A produção do filme custou 150$ para ser feito.

A cena final com o tiro em direção a câmera foi reproduzido em muitos filmes subsequentes, o mais famoso sendo Os Bons Companheiros de Martin Scorsese, em que o personagem de Joe Pesci repete a clássica cena.

PRÓXIMO: O Nascimento de Uma Nação, o polêmico, racista e longo filme que nos apresentará D. W. Griffith.

Vou colocar aqui o link para quem quiser ver este curto e histórico filme. Aproveitem! (Lembrando que Viagem à Lua também é facilmente encontrado no YouTube)

O Grande Roubo do Trem - Filme Completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário