quarta-feira, 26 de outubro de 2016

#4 - Os Vampiros (1915)



Título: Les Vampires
Duração: 420 minutos
Dirigido por: Louis Feuillade
Escrito por: Louis Feuillade
Produzido por: Gaumont
Estrelado por: Musidora, Édouard Mathé, Marcel Lévesque, Jean Aymé, Louis Leubas, Fernand Herrman
IMDB: 6,8
Rotten Tomatoes: 100%

     Minhas expectativas ao ver que o próxima filme da lista tinha quase 7 horas de duração, em preto e branco e mudo, eram extremamente baixas. Mas devo confessar que após cindo dias, vendo 2 episódios do filme por dia, minha impressão foi de que ele superou minhas expectativas.
    Esta clássica obra de Feuillade é dividida em 10 episódios, cada um com uma história "semi-independente". Os Vampiros se destaca para o uso de tonalidades para demarcar os diferentes ambientes que a cena acontece, os tons variavam entre azul, verde e outras cores dependendo se a ação acontecia de dia, a noite, dentro de casa, ao ar livre, etc (um tom vermelho era usado exclusivamente para as cenas no Cabaré).
     Mas o real grande destaque deste filme é a atriz Musidora. A ex-acrobata interpretou Irma Vep, uma das integrantes dos Vampiros, e interpretou seu personagem com uma emoção impressionante, sem contar que ela própria realizou todas as acrobacias de sua personagem, sem necessidade de dublê.


     O segundo destaque do filme é o personagem Mazamette, um alivio cômico para o filme, ganhando grande importância a partir do episódio 6, quando começa a ser o responsável por desvendar e localizar os Vampiros em quase todas as oportunidades. Destaque também para o filho de Mazamette, o jovem Eustache, que apareceu apenas no episódio 8 e conseguiu ser ainda mais engraçado que seu pai.
     O filme, em seu contexto geral, conta a história de um grupo de ladrões que assola Paris chamado Os Vampiros. O grupo é investigado pelo repórter Philipe Guérande (que apesar de ser o "principal" do filme, acaba perdendo o foco para a Irma Vep e para Mazamette devido a pouca emoção que Mathé empresta a seu personagem) e seu amigo Oscar-Cloud Mazamette. Com o passar dos episódios o Grande Vampiro vai sendo preso ou morto e outro assumindo em seu lugar, com Irma Vep continuando a ser a fiel escudeira de todos eles.
     Sem grande aprofundamento, Os Vampiros é uma obra focada apenas em entreter , com perseguições, fugas inesperadas, reviravoltas a todo o momento e muita ação. Vários clichês do gênero foram iniciados neste filme (como por exemplo o vilão preso se fingir de morto para escapar da prisão).
     O filme, apesar da qualidade, peca pela grande duração. Mesmo tendo assistido em partes divididas, parecia que ele nunca terminaria. Se ele tivesse apenas 3, ou mesmo 4 horas, teria me agradado muito mais.

NOTA: 7/10. Tenho certeza que estou dando este 7 principalmente pelo fato de que minhas expectativas eram muitos baixas, além é claro da presença da atriz Musidora e de Mazamette. Talvez se Irma Vep tivesse sido interpretada por outra, o filme sequer estaria nesta lista.



CURIOSIDADES:

Considerado por alguns o primeiro seriado da história.

Um dos filmes mais longos já produzido.

Foi duramente criticado na época de seu lançamento, com os críticos dizendo que faltava a este o "conteúdo" que O Nascimento de Uma Nação continha. (Discordo totalmente, minha opinião sobre O Nascimento de Uma Nação é muito negativa)

Em 1996 o diretor francês Olivier Assayas gravou o filme "Irma Vep", fortemente inspirado neste, como se nota pelo próprio nome do filme.

PRÓXIMO: Intolerância... uma tentativa de D. W. Griffith responder as criticas de O Nascimento de Uma Nação e se "redimir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário