domingo, 30 de outubro de 2016

#6 - O Gabinete do Dr. Caligari (1919)

Título: Das Kabinett des Doktor Caligari
Duração: 71 minutos
Dirigido por: Robert Wiene
Escrito por: Hans Janowitz, Carl Mayer
Produzido por: Rudolf Meinert, Erich Pommer
Estrelado por: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Fehér, Lil Dagover, Hans Twardowski, Rudolf Lettinger
IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 100%




     Primeiramente devo avisar que apesar do livro listas o filme como lançado em 1919 e na frente de outros filmes lançados em 1919 e 1920, em praticamente todas as fontes na internet ele aparece como lançado em 1920!
     Este é o primeiro filme alemão da lista e prevejo que se eles seguirem esse padrão, eu e o cinema alemão teremos um bom relacionamento (aguardando ansioso Marlene Dietrich). O Gabinete do Doutor Caligari é um filme de terror (o primeiro deste gênero aqui) fortemente influenciado pelo período do Expressionismo Alemão, com fortes sombras e raios de luz, com cenários íngremes, de linhas curvas e com um visual escuro.
     O filme inicia com Francis dizendo que vai contar a sua história (primeiro filme em que quase toda a ação se passa em um flashback) e começa a narrar a chegada do Dr. Caligari em Holstenwall e sua inscrição na feira da cidade. Sua atração para a feira: um sonâmbulo. Durante a sua apresentação ele acorda Cesare enquanto que Francis e seu amigo Alan estão assistindo. Cesare profetiza a morte de Alan para a manhã seguinte e assim acontece (em uma cena assustadora para a época).
     Francis começa a desconfiar de Cesare depois disso, além de vários outros assassinatos na pequena cidade. O clímax do filme acontece quando Cesare rapta a noiva de Francis, Jane. Uma perseguição ocorre e o Sonâmbulo Cesare cai morto. Francis vai investigar Dr. Caligari e este foge para um hospício, ao chegar lá ele descobre que o Dr. é o diretor do hospício. Com a ajuda de outros médicos ele remexe nos papéis do Dr. e comprova que ele dava ordens para Cesare. Dr. Caligari é então colocado em uma camisa de força e internado. O que vem depois disto é o primeiro plot twist da história do cinema, leia por sua conta: o flashback acaba e voltamos ao inicio do filme, onde Francis acaba revelando ser ele um louco paciente do hospício, assim como sua "noiva" Jane, seu amigo Alan e até mesmo Cesare. E o Doutor Caligari é realmente o diretor do hospício. O filme acaba com Francis sendo levado para a mesma cela em que Caligari foi colocado no "flashback".
     O filme acabou por ser uma agradável surpresa, com cenários intrigantes e diferente do que estávamos vendo na lista até agora. Apesar de não passar real medo hoje em dia, existem duas ou três cenas que devem ter sido horríveis para os telespectadores da época. Por fim, devo congratular fortemente a atuação de Werner Krauss como o lunático Dr. Caligari, extremamente bem feita.
NOTA: 8/10. Uma boa história, atuações decentes (com exceção de Krauss que foi espetacular) e uma história amarrada com um plot twist no final. Um merecido 8, talvez com uma segunda olhada aumente a nota para 8,5, mas por agora não.


CURIOSIDADES:


Todos os cenários foram construídos com apenas 800 dólares (uma grande diferença comparado com os 2 milhões gastos no nosso filme anterior, Intolerância).


O famoso diretor alemão Fritz Lang |(que é diretor de 5 filmes nesta lista) foi cotado para dirigir este filme mas acabou escolhendo outro projeto.


PRÓXIMO: Lírio Partido...outro filme dirigido por Griffith. Esperanças de que ele se aproxime mais a Intolerância do que a O Nascimento de Uma Nação!


Aí está o filme completo no YouTube para quem quiser ver! É um filme inovador alemão de terror feito há quase 100 anos e com pouco mais de uma hora. Ver este filme vai significar uma hora muito bem gasta!




2 comentários:

  1. Que filme sensacional! Uma história bem envolvente com um enrendo mais interessante que centenas de filmes da atualidade, não consegui pausar depois que comecei. E que sacada genial essa do final! As atuações também estavam ótimas. Só tenho elogios quanto a esse filme, já quanto a crítica está boa, mas tome cuidado com os erros ortográficos.
    Estou adorando acompanhar esses clássicos, não demore pra publicar mais críticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os filmes de antigamente são muito subestimados em relação aos de hoje em dia, muito desta época são completamente mais interessantes que os de hoje em dia!
      Dei uma revisada nos erros agora, amanhã darei outra olhada quando acordar, obrigado por avisar!

      Excluir