domingo, 30 de outubro de 2016

#7 - Lírio Partido (1919)

Título: Broken Blossoms
Duração: 90 minutos
Dirigido por: D.W. Griffith
Escrito por: D.W. Griffith, Thomas Burke
Produzido por: D.W. Griffith
Estrelado por: Lilian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp
IMDB: 7,6
Rotten Tomatoes: 95%

Lírio Partido se mostrou uma agradável surpresa. Ao contrário de O Nascimento de Uma Nação e Intolerância, dois grandes e longos épicos de Griffith (um que não gostei e outro que adorei), em Lírio Partido o diretor encontra a sua melhor forma com uma técnica completamente diferente da de seus outros filmes: a simplicidade.
Este filme é de uma simplicidade tocante. Lilian Gish domina cada cena em que participa, com o seu rosto marcante transbordando sentimento e emoção (e quando ela usa os dedos para formar um sorriso? Dá uma pena enorme da personagem). Com a sua melhor personagem até agora, este filme é uma pura exaltação a Gish. Deixando claro que não estou aqui menosprezando as belas atuações de Barthelmess e Crisp, mas Lilian Gish simplesmente brilha só por aparecer na tela.
A premissa de Lírio Partido pode parecer um pouco polêmica em um primeiro momento. Uma garota de 15 anos que é constantemente maltratada e espancada pelo pai (e apesar de nunca mostrado ou citado, presumo que abusada também) que ao sair de casa se apaixona por um homem chinês que veio pregar a fé de seu povo em Londres mas acaba se viciando em ópio.
Pelo legado racista de Griffith sou obrigado a citar aqui que o Homem Amarelo foi interpretado por um americano, mesmo que chineses fizessem papéis secundários. Barthelmess usou faixas para deixar sua cabeça mais "parecida" com a dos ocidentais.
O filme tem cenários simples, um roteiro simples, mas devido a atuações marcantes, ele se destaca muito mais que os outros filmes de Griffith. Uma das cenas mais emocionantes que já vi até agora nesta lista é a famosa "cena do armário", onde a personagem de Lilian Gish é presa pelo seu pai. Dizem que quando Gish gravou esta cena o estúdio todo (e até mesmo a população de fora do estúdio) entrou em choque e veio ver o que estava acontecendo, com o próprio Griffith exclamando ao fim "Meu Deus, porque você não me avisou que iria fazer isso". Imagino o que sentiríamos ouvindo os gritos claustrofóbicos de Gish se o filme não fosse mudo. E sem spoilers sobre o final, mas é simplesmente emocionante.

NOTA: 9/10. O filme me encantou e me agradou, e Lilian Gish... sem palavras para a atuação dela aqui.

CURIOSIDADES:

O filme inteiro foi filmado em apenas 18 dias.

As cenas entre Battling Burrows e sua filha Lucy eram tão fortes que durante a pré-apresentação do filme uma repórter do Variety teve que se retirar pois estava vomitando. Lilian Gish conta que o próprio Griffith ficou doente durante a gravação da "cena do armário".

PRÓXIMO: Inocente Pecadora... outro filme de Griffith, e pelo que vi seguirá o passo melodramático de Lírio Partido invés do tom épico dos anteriores. Bom sinal!

Aqui está o link do filme completo. Com uma duração de 1 hora e meia, este filme é extremamente fácil de se assistir, devido a simplicidade do roteiro. Por 1 hora e meia de seu tempo verão a melhor atuação da melhor atriz do cinema mudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário