terça-feira, 8 de novembro de 2016

#10 - A Carruagem Fantasma (1921)

Título: Körkarlen
Duração: 93 minutos
Dirigido por: Victor Sjöstrom
Escrito por: Victor Sjöstrom
Produzido por: Charles Magnusson
Estrelado por: Victor Sjöström, Hilda Borgström, Astrid Holm, Tore Svennberg
IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 100%

     O filme se apresenta como um terror, mas acaba nos entregando muito mais uma mistura de drama/suspense. Obviamente isso não estraga a obra, que é extremamente bem construída. Este clássico sueco demonstra a triste história de um homem que se perdeu na vida e teve todas as chances para se arrepender, mas nunca o fez. É um filme que desenha perante nossos olhos alguns dos mais sombrios (e esperançosos) sentimentos humanos.
     A história começa com Irmã Edith morrendo e implorando para ver David Holm, genuinamente interpretado por Victor Sjöström, antes de seu fim. Depois vemos três bêbados, sendo um deles Holm, esperando o badalar da meia-noite do ano novo em um cemitério. David conta a história que um amigo lhe contou, de que o último pecador a morrer no ano estaria condenado a levar a Carruagem Fantasma durante o ano seguinte. Logo após a história os três bêbados brigam e Holm acaba morrendo.
     Quando Georges, seu antigo amigo que foi o último pecador a morrer no ano anterior, chega para lhe passar o fardo, ambos revisitam a vida de David, relembrando de como ele merece o seu destino, que ele merece pagar todos os seus pecados. Vários episódios do passado são mostrados, todos mostrando como David cometia os mais horríveis erros, a vida lhe dava uma chance de se redimir, e ele acabava jogando fora.
     As cenas em que Holm negava a ajuda de Edith e a humilhava doíam meu coração. Nessas cenas o meu sentimento de pena era substituído por raiva. Mais tarde, em seus últimos momentos, Edith confessa que o amava, e que se sentia culpado por não ter conseguido lhe tirar de sua vida pecaminosa, e, pelo contrário, aumentado seus pecados.
     A interação de David e de sua esposa Anna, que foge com seus filhos na metade inicial do filme ainda, é também memorável. Quando Edith arranja para que os dois se reencontrem, acreditando que isso ajudaria David, as coisas ficam fora de controle. É internacionalmente famosa a cena que ocorre nesse filme, em que o homem usa o machado para quebrar a porta, colocando seu rosto entre a madeira quebrada, apesar de esta cena ser famosa em outro filme (sim Kubrick, pegamos sua referência).
     Outros dois pontos maravilhosos a se destacar neste filme é a trilha sonora, que nos deixa tremendo antes mesmo da primeira imagem, e dos efeitos especiais, que parecem extremamente atuais. Os fantasmas e a Carruagem me parecem até mesmo impossíveis de serem feitos para aquela época, e até agora fico pensando em como conseguiram fazê-los.


NOTA: 8/10. Um bom filme para assistir, tem algumas partes que se arrastam mas no conjunto é ótimo. Assistido a noite até pode dar algum medo!

CURIOSIDADES:

Filmes preferido e inspiração para Ingrid Bergman.

A famosa cena de O Iluminado, de Stanley Kubrick, é uma referência a cena em que David Holm persegue sua mulher.

PRÓXIMO: Órfãs da Tempestade... o nosso último filme de Griffith da lista. Confesso que se for tão bom quanto os últimos 3 do diretor, sentirei sinceras saudades de D.W.

Filme completo legendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário