domingo, 6 de novembro de 2016

#9 - Within Our Gates (1920)

Título: Within Our Gates
Duração: 79 minutos
Dirigido por: Oscar Micheaux
Escrito por: Oscar Micheaux
Produzido por: Oscar Micheaux
Estrelado por: Evelyn Pree, Flo Clements, James D. Ruffin, Jack Chenault, Charles D. Lucas,  William Smith
IMDB: 6,3
Rotten Tomatoes: 51%


     O filme é valioso como um registro histórico da luta pelo direito dos negros e contra o preconceito, mas apenas por isso. A sua história é fraca e pouco linear, difícil de entender e, acreditem, extremamente chata. O filme esquece o seu dever se entreter e parece se focar apenas em ser o "primeiro filme afro-americano".
     A história se centra em Sylvia Landry, uma professora. Nos primeiros minutos do filme ela viaja par encontrar seu noivo, porém Alma arma para os dois se separarem. O plano funciona e Sylvia volta sozinha para o Sul.
     Em sua escola o Reverendo Jacobs informa que se não conseguirem 5000$ a escola será fechada. Sylvia parte então para o Norte em busca de uma doação. Quase metade do filme é gasta com Sylvia convencendo a filantropa Elena Warwick a lhe ajudar. Warwick procura a sua amiga sulista, Sra. Stratton, e pede sua opinião. Esta diz que Warwick não deve doar o dinheiro, pois os negros não diferentes dos brancos e não devem ser educados. Com base nesses argumentos a Sra. Warwick decide doar 50000$ para Sylvia. Durante seu tempos no norte Sylvia e o Dr. Vivian acabam por se apaixonar.
     O final da história é tão confuso que mal dá para resumir aqui. Eu me senti perdido e entediado durante todo este filme, e seus 80 minutos pareceram duas horas para mim. Recomendo este filme pelo seu valor histórico, mas para quem busca um filme agradável, deveria evitar este.

NOTA: 2/10. Apenas pelo valor histórico.


CURIOSIDADES:

O primeiro filme dirigido, produzido, escrito e estrelado por afro-americanos.

Este filme foi considerado perdido até ser reencontra na década de 1990 em Madrid.

PRÓXIMO: A Carruagem Fantasma... um filme de terror sueco, torcendo para se igualar a Dr. Caligari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário