sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

#13 - Dr. Mabuse, o Jogador (1922)

Título: Dr. Mabuse, der Spieler
Duração: 242 minutos
Dirigido por: Fritz Lang
Escrito por: Fritz Lang
Produzido por: Erich Pommer
Estrelado por: Rudolf Klein-Rogge, Bernhard Goetzke, Gertrude Welcker, Aug Egede-Nissen, Alfred Abel, Paul Richter
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 93%

     Confesso que este filme passou duas semanas baixado no meu computador sem ser assistido, tinha a plena convicção de que as mais de 4 horas deste filme seriam entediantes. Eu não poderia estar mais enganado. Quando comecei a assisti-lo não consegui parar mais. A tensão, o suspense e a beleza do filme se mantinham a cada segundo na tela.
     O filme mistura um certo suspense, com alguns elementos místicos e um pouco do inicio do gênero policial. Dr. Mabuse é um psicanalista que desenvolveu um método de hipnotizar com o olhar. Ele então se disfarça e usa sua habilidade para jogar cartas e sempre vencer, arrecadando grandes apostas. O Promotor Von Wenk se envolve na investigação do "Grande Desconhecido".
     Devo parabenizar profundamente a interpretação dos personagens de Mabuse e Von Wenk. Além, obviamente, de Alfred Abel no papel do Conde Told, que nos faz agonizar em suas cenas de loucura e depressão. Rudolf Klein-Rogge merecia todos os prêmios do mundo por sua interpretação, de um Mabuse cada vez mais louco a cada ato que iniciava.
     Uma das primeiras vitimas de Mabuse que nos é apresentada é Edgar Hull, o filho de um multimilionário. Hull acaba por ajudar Von Wenk em suas investigações iniciais. Mabuse ordena que Cara Carozza, uma dançarina apaixonada por ele, se relacione com Hull para colher informações.
     Von Wenk durante sua jornada conhece a Condessa Told, uma mulher entediada com o casamento mas que ama seu marido. O Promotor se interessa pela jovem e a torna uma aliada em sua busca, enquanto que o Conde Told acaba por se tornar a pior e mais sofrida vítima de Mabuse após este se apaixonar pela Condessa.
Não posso falar mais do filme para não estragar a experiência, mas acreditem, é simplesmente fantástico. Recomendo fortemente a todos que reservem estas horas para assisti-lo.

NOTA: 9,5/10. Um ótimo filme, talvez o melhor dos que vi até agora na lista. Ansioso por mais Fritz Lang.

CURIOSIDADES:

Dois outros filmes foram produzidos por Fritz Lang sobre Mabuse: O Testamento do Dr. Mabuse (1933) e Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960). Infelizmente Klein-Rogge morreu em 1955 e só interpretou Mabuse nos dois primeiros. Infelizmente nenhum deles foi adicionado a lista (porém existem outros 4 filmes de Lang na lista :)

PRÓXIMO: Nanook, o Esquimó... o primeiro documentário da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário