quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

#17 - Esposas Ingênuas (1922)

Título: Foolish Wives
Duração: 143 minutos (versão restaurada)
Dirigido por: Erich von Stroheim
Escrito por: Erich von Stroheim
Produzido por: Irving Thalberg, Carl Laemmle
Estrelado por: Erich von Stroheim, Miss DuPont, Maude George, Rudolph Christians, Mae Busch, Dale Fuller
IMDB: 7,3
Rotten Tomatoes: 89%

     Foi com ansiedade que esperei a estreia de Erich von Stroheim na lista, e ela foi realmente recompensada. Stroheim dirigi o filme com brilhantismo e interpreta com maestria o Conde Sergius Karamzin, um cretino conquistador dos mais bem feitos da história do cinema.
    
      A premissa do filme é o falido Conde Karamzin e suas duas "primas", as "princesas" Olga e Vera. Ambos estão passando uma temporada em Mônaco, na esperança de conquistar dinheiro nos cassinos. Para isso os três usam notas falsas.
     A sorte do trio muda quando o novo embaixador dos Estados Unidos, Andrew Hughes, e sua esposa Helen chegam em Monte Carlo. Karamzin se aproxima pouco a pouco da embaixatriz e logo ambos se tornam próximos. Com a ajuda de Olga o Conde e Helen acabam presos por uma tempestade em uma cabana isolada. Cada vez mais próximos, Karamzin vê o momento de pedir dinheiro para Helen cada vez mais próximo.
     Usando toda sua falsidade e cretinice, Karamzin convence a empregada da casa que aluga em Monte Carlo, com quem tem um caso e prometeu se casar, a dar a ele todo o salário guardado em 20 anos de serviço. Com esse dinheiro Karamzin faz seus últimos movimentos para arrancar dinheiro de Helen.
     Infelizmente os últimos 20 minutos do filme são apressados e parecem levemente deslocados do que tínhamos visto até aquele momento. Não que isto afete o resultado, mas Stroheim poderia ter terminado sua estreia com um brilhantismo pouco visto nesta lista.

NOTA: 8,5. Se o final tivesse sido mais trabalhado (talvez com a adição de mais 20 minutos para a conclusão) mereceria um 9. Grande parte da nota se deve a brilhante interpretação de von Stroheim como um dos melhores canalhas do cinema.

CURIOSIDADES:

Originalmente 6 horas do filme foram gravadas, mais Stroheim foi obrigado a condensar em 2 horas. A versão restaurada posteriormente alongou o filme para 2 horas e meia.

Robert Edeson substituiu Rudolph Christians durante as filmagens como o embaixador após Christians morrer.

CITAÇÕES:

"-As an officer and a gentleman I demand apology
-Officer and gentleman hell. You are not even a man"

PRÓXIMO: Nossa Hospitalidade... a primeira comédia de Buster Keaton de nossa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário