sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

#18 - Nossa Hospitalidade (1923)

Título: Our Hospitality
Duração: 74 minutos
Dirigido por: Buster Keaton, John G. Blystone
Escrito por: Clyde Bruckman, Jean Havez, Joseph A. Mitchell
Produzido por: Joseph M. Schenck
Estrelado por: Buster Keaton, Natalie Talmadge, Joe Roberts, Francis X. Bushman Jr., Craig Ward
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 96%

     Minha experiência anterior com Chaplin (assisti dois de seus filmes e nenhum me animou) parecia me dizer que comédia mudas não eram para mim. Obviamente eu estava enganado. Buster Keaton fez eu rir em todas suas cenas, sem exceção, além de me deixar impressionado com todas aquelas "acrobacias".
     A premissa do filme parece simples, com um leve quê de Romeu e Julieta. Os McKay e os Canfield se odeiam a gerações e vivem para matar um ao outro. John McKay e James Canfield duelam e morrem ambos no inicio do filme, o último McKay vivo, Willie McKay uma pequena criança, é levada pela mãe para Nova York. Anos depois Willie decide voltar para sua cidade, e no trajeto do trem acaba por conhecer Virginia Canfield, e ambos se apaixonam.
     McKay acaba o dia como convidado dos Canfield, e quando todos percebem quem ele é, não podem mata-lo enquanto estiver sob a sua hospitalidade, como convidado de sua casa. Sabendo disso Willie tenta ao máximo esticar sua estadia na casa.
     Ri em todas as cenas, e na perseguição final cheguei até mesmo a ficar aflito. O filme é realmente muito bom e merece ser visto, estou completamente ansioso pelas próximas obras de Buster Keaton, que interpretou comicamente Willie McKay. Vou destacar aqui também o ótimo trabalho de Natalie Talmadge, que era a esposa de Buster Keaton, no papel de Virginia.

NOTA: 9/10. O filme, sendo uma comédia, cumpriu o seu principal objetivo: fazer ir. Mesmo assim não deixou de contar com belas atuações e uma história interessante.

CURIOSIDADES:

O último filme de Natalie Talmadge, tendo ela posteriormente se dedicado apenas a cuidar da família (até que dez anos depois se separou de Buster e passou a odiá-lo). Foi também o último filme de Joe Roberts, que morreu pouco depois de seu fim.

Durante a filmagem da cena nas cachoeiras, o galho em que Buster Keaton se segurou realmente se rompeu, tendo ele conseguido por pouco se agarrar em outro galho e logo ser salvo. A cena em que o galho se rompe está presente no filme.

O bebê que interpretou Willie McKay como jovem era na verdade Buster Keaton Jr., filho de Keaton e Talmadge.

PRÓXIMO: A Roda...um dramalhão sobre romances em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário