quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

#22 - Ouro e Maldição (1924)

Título: Greed
Duração: 240 minutos
Dirigido por: Erich von Stroheim
Escrito por: Erich von Stroheim, June Mathis
Produzido por: Erich von Stroheim, Irving Thalberg
Estrelado por: Gibson Gowland, Zasu Pitts, Jean Hersholt, Dale Fuller, Cesare Gravina, Frank Hayes, Fanny Midgley
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 100%

     Contrariando a "sugestão" de Roger Ebert, decidi me aventurar e minha primeira experiência com Ouro e Maldição foi a reconstrução de 240 minutos usando fotos. E não me arrependo de minha escolha. Um filme poderoso, um filme extremamente humano, que consegue nos transmitir uma imagem tentadora sobre a decadência humana por meio da ganância e do amor pelo dinheiro.
     Von Stroheim novamente brilha em sua direção, e fico imaginando a perfeição que teriam sido as suas 9 horas de filme. A história do filme consegue ser detalhada sem se arrastar, mantendo continuamente o nosso interesse.
     McTeague é um jovem que se torna aprendiz de dentista. Muitos anos depois ele, já com seu consultório, se apaixonada por Trina, a prima e quase noiva de seu melhor amigo Marcus. McTeague conversa com ele e Marcus acaba por "entregar" Trina para seu amigo.
     McTeague e Trina vão se aproximando durante suas investidas e ela acaba por concordar se casar com ele. Pouco depois ela ganha na loteria um grande valor. Após seu casamento, McTeague é procurado por Marcus.
     O amigo se ressente de, além de ter perdido Trina, ter perdido um dinheiro que considera ser parte seu. Uma discussão acontece entre os dois amigos e ambos se afastam brigados. Alguns anos se passam e Trina se tornou uma "pão-duro", não tendo gastado 1 centavo de seu prêmio na loteria e guardando obcecadamente casa centavo que pode.
     A decadência do casal começa quando McTeague é denunciado por Marcus para a Sociedade Odontológica por exercer a função sem diploma. Seu consultório é fechado e ele fica desempregado, Trina se ressente dele e continua a se recusar a gastar seu dinheiro.
     Não contarei muito mais a partir daí, mas para exemplificar a decadência deles, McTeague morde os dedos de Trina por raiva e ela para não gastar seu dinheiro não procura nenhuma médico. Em outro momento, este muito memorável, Trina retira todo o seu prêmio do banco e dorme junto a ele na cama.
     Além da ótima história, as atuações dos dois atores principais foram perfeitas, com especial elogio a de Zasu Pitts.

NOTA: 9,5/10. Eu pensei muito em dar a Ouro e Maldição a primeira nota 10 do blog. Esta nota apenas não saiu devido as, na minha opinião, desnecessárias duas subtramas.

CURIOSIDADES:

Von Stroheim foi considerado bastante "megalomaníaco" durante as filmagens deste filme. Na cena final no deserto do Vale da Morte, o diretor não aceitou gravar em outro deserto e levou os atores e as pesadas câmeras para o próprio Vale da Morte. As câmera estavam tão quentes que toalhas molhadas tiveram que ser colocadas sobre elas durante as gravações.

Na cena final os atores já haviam adquirido um grande ódio de Stroheim .Na cena da luta entre Marcus e McTeague, o diretor gritava para ambos: "Hate each other! Hate each other as much as you hate me!"

Demorou dois anos para ser gravada completamente.

Suas horas perdidas são consideradas o Santo Graal do Cinema.

CITAÇÕES:

"GOLD - GOLD - GOLD - GOLD. Bright and Yellow, Hard and Cold, Molten, Graven, Hammered, Rolled, Hard to Get and Light to Hold; Stolen, Borrowed"

"I'll see you starve before you get another penny... of my money!"

"It takes money to live, Mac."

"-Come on, Trina, I wouldn't even treat a dog like this!
-Not even if he... bit you?"

"Let's go sit on the sewer. "

PRÓXIMO: Sherlock Jr...outro filme do hilário Buster Keaton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário