domingo, 8 de janeiro de 2017

#25 - Sete Oportunidades (1925)

Título: Seven Chances
Duração: 56 minutos
Dirigido por: Buster Keaton
Escrito por: Clyde Bruckman, Jean Havez, Joseph A. Mitchell
Produzido por: Joseph M. Schenck, Buster Keaton
Estrelado por: Buster Keaton, T. Roy Barnes, Snitz Edwards, Ruth Dwyer, Frances Raymond
IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 100%


     Sete Oportunidades é mais uma prova da genialidade de Buster Keaton, nos conseguindo fazer rir por quase todos os momentos do filme. Este filme resgata toda a sensação que tive assistindo Nossa Hospitalidade, e me torna cada vez mais fã de Keaton.
     Com um tom de comédia romântica o filme gira em torno de um jovem a beira da falência que recebe uma grande herança, com uma única condição: se casar até as 19h. Ele então corre para pedir sua namorada em casamento, mas se atrapalhando nas palavras faz com que ela se recuse. Ele tenta arranjar uma noiva no clube, no teatro e pelas ruas. A única aceitar seu pedido foi uma criança, para o riso das mulheres que recusaram-no.
     Por fim seu sócio decide que o melhor a fazer é anunciar o caso no jornal. Quando chega o horário marcado, centenas de noivas (a maioria velhas e feias) estão na igreja para casar com o jovem futuro milionário.
     Enquanto isto acontece, a jovem Mary, namorada do jovem, se arrepende de sua decisão e manda um de seus empregados avisar que estará esperando em sua casa para se casar. O empregado encontra o jovem em busca de casamento apenas no meio de sua fuga das centenas de noivas raivosas. Buster Keaton nos dá então a mais brilhante sequência do filme, em que ele foge das mulheres por construções, lagos e, na sua parte mais memorável, descendo uma montanha junto a enormes pedras.
     Não tenho muito mais a falar do filme além da ótima atuação de Buster Keaton, assim como sua ótima direção. As sequência são memoráveis e a história nos envolve. Apesar disso, considero que a melhor comédia de Keaton até agora continua sendo Nossa Hospitalidade.

NOTA: 9/10. Uma filme agradável e que cumpre o seu papel de nos fazer rir. Direção e atuação de parabéns.

CURIOSIDADES:

A recepcionista do Clube onde Buster Keaton pede várias mulheres em casamentos foi um dos primeiros papéis de Jean Arthur.

Constance Talmadge, irmã da esposa de Keaton, Natalie Talmadge, teve um pequeno papel não creditado. Talmadge já era famosa por seus papéis em Intolerância, sendo uma das estrelas de DW Griffith. Foi um dos últimos filmes de Constance, que se aposentou com a chegada do cinema falado.

CITAÇÕES:

"How many of these girls do you know? You have seven chances. "

"Would you marry me?"

PRÓXIMO: O Fantasma da Ópera... um clássico do cinema mudo representando a chamada adaptação mais fiel do clássico da literatura;

Nenhum comentário:

Postar um comentário