quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

#27 - O Encouraçado Potemkin (1925)

Título: Bronenosets Potyomkin
Duração: 75 minutos
Dirigido por: Sergei Eisenstein
Escrito por: Nina Agadzhanova
Produzido por: Jakob Bliokh
Estrelado por: Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Aleksandrov, Ivan Bobrov, Mikhail Gomorov
IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 100%


     Se em A Greve o gênio Sergei Eisenstein nos presenteia com uma direção brilhante, porém com uma história fraca, em Encouraçado Potemkin sua direção está ligada a um roteiro coeso e que nos mantém interessado na história.
     Marinheiros se revoltam sob a "liderança" de Vakulinchuk e tomam o controlem do encouraçado Potemkin. Vakulinchuk é morte durante a revolta e enterrado em Odessa, com a marcante mensagem "morto por um prato de sopa"
.
     Em Odessa ocorre a cena mais marcante do filme (talvez a mais marcante de todo o cinema soviético). A população adere a greve e ruma para as Escadarias de Odessa. E então acontece. Os soldados czaristas descem atirando. Um massacre. Sangue, morte, uma mãe carregando seu filho baleado e então sendo ela própria baleada, um carrinho de bebê é a parte mais representativa da cena, com ele descendo e descendo pela escada, enquanto as mortes acontecem a sua redor.
     Eu não tenho muito mais o que falar sobre o filme, além do óbvio significado dele para todo o cinema comunista, soviético e mundial. É um filme marcante e inesquecível, e com toda a razão. Porém novamente ele tem a mesma desagradável característica de A Greve, sendo o seu personagem principal o povo (Potemkin pelo menos tem a figura de Vakulinchuk, que serve para tampar esse buraco e fazer uma ligação durante a história, o que atenua o "problema").

NOTA: 8,5/10. Um filme bom, e melhora ainda mais se comparado ao filme anterior de Eisenstein.

CURIOSIDADES:

O navio usado nas filmagens não era o original Potemkin, que havia quebrado em 1922. O Encouraçado Doze Apóstolos (Dvenadstat Apostolov) foi usado.

Este foi dito ser o filme favorito de Charles Chaplin.

O filme foi banido em vários países por servir ao propósito de "espalhar o comunismo".

PRÓXIMO: Em Busca do Ouro...o primeiro filme de Chaplin da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário