terça-feira, 31 de janeiro de 2017

#31 - Aurora (1927)

Título: Sunrise: A Song of Two Humans
Duração: 95 minutos
Dirigido por: F.W. Murnau
Escrito por: Carl Mayer
Produzido por: William Fox
Estrelado por: George O'Brien, Janet Gaynor, Margaret Livingston
IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 98%

     Aurora é um dos melhores, mais doces e mais tocantes filmes que eu já vi na vida. Murnau consegue produzir uma obra extremamente simples, mas que nos transmite um sentimento complexo como em poucos filmes já observei. Este filme é uma obra prima.
     O roteiro do filme se desenvolve rápido e é simples: um casal do campo têm sua vida perturbada quando uma mulher da cidade chega e se torna amante do homem. Completamente apaixonado, ele se dispõe a fazer tudo. A amante sugere então que eles se mudem para a cidade, e para isso diz que a esposa deverá morrer afogada. Com o homem ainda chocado, ela monta um plano.
     O homem está consternado a cumprir o plano de matar sua esposa. Ele a convida para um passeio de barco, e então ela se arruma e desabrocha de felicidade, e com uma cara amarrada começa a remar para o meio do lago. Mas no momento de derrubá-la do barco, ele vacila. Ela horrorizada se encolhe de medo. O homem arrependido rema até a costa. A mulher sai correndo e ele a persegue pedindo desculpas. Ambos acabam entrando em um ônibus e viajando até a cidade grande.
     As cenas que se seguem são absolutamente doces, fofas e comoventes. Nós presenciamos diante de nossos olhos o renascer de um amor. Um amor inocente, puro, honesto (características estas que a bela atuação de Janet Gaynor apenas acentua). Assistir aquele casal que há poucos minutos estava prestes a se matar tirar uma foto juntos, ir no salão de beleza ou correr atrás de um filhote de porco no meio de uma festa, é impagável. Cada cena vai nos enchendo o coração. Ouso dizer que este filme nos traz uma felicidade interior.
     Não darei detalhes, mas esta felicidade simplesmente se rompe perto do fim do filme. É como se um sonho feliz fosse substituído por um horrendo pesadelo. Difícil segurar as ansiosas lágrimas. Assistam o filme, é provavelmente o melhor da lista até agora.

NOTA: 10/10. O segundo filme nota 10 seguido. Apesar disso este se mostra ainda melhor que o anterior.

CURIOSIDADES:

O único filme a ganhar o Óscar na categoria "Unique and Artistic Picture". A categoria apareceu apenas na 1° edição da premiação (1929). A categoria é considerada hoje como um 2° prêmio de Melhor Filme daquela edição.

O primeiro filme mudo a ser lançado em Blu-Ray (2009).

O 82° Melhor Filme pela AFI.

O 5° Melhor Filme pela pesquisa Sight & Sound


CITAÇÕES:

"This song of the Man and his Wife is of no place and every place; you might hear it anywhere, at any time.
For wherever the sun rises and sets, in the city's turmoil or under the open sky on the farm, life is much the same; sometimes bitter, sometimes sweet. "

PRÓXIMO: A General... o próximo filme do nosso conhecido gênio da comédia Buster Keaton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário