quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Oscar - 1920/1924

Eu acabei por desistir do meu plano de fazer uma premiação apenas ao fim de cada década. Irei ver conforme o tempo passa qual será a regularidade, para não termos tantos filmes a cada premiação.

MELHOR FILME:
Dr. Mabuse o Jogador (Fritz Lang-1922)
Esposas Ingênuas (Erich von Stroheim-1922)
Nossa Hospitalidade (Buster Keaton-1923)
A Roda (Abel Gance-1923)
Ouro e Maldição (Erich von Stroheim-1924)

Este período contou com grandes filmes longos e épicos, que não podiam deixar de ser indicados. Além deles a presença do melhor filme de Buster Keaton até agora também era obrigatória. Porém o vencedor é Ouro e Maldição. (Uma decisão muito mais difícil do que no Oscar anterior, Mabuse e A Roda foram ótimos candidatos)

MELHOR DIRETOR:
D.W. Griffith (Inocente Pecadora)
Fritz Lang (Dr. Mabuse o  Jogador)
F.W. Murnau (A Ultima Gargalhada)
Erich von Stroheim  (Ouro e Maldição)
Buster Keaton (Sherlock Jr.)
Sergei Eisenstein (A Greve)
Abel Gance (A Roda)

Von Stoheim poderia ter ganhado essa categoria com qualquer um de seus dois filmes, seja Ouro e Maldição, seja Esposas Ingênuas. Fritz Lang, se von Stroheim não existisse, teria sido o vencedor sem concorrência.

MELHOR ATRIZ:
Lilian Gish (Inocente Pecadora)
Dorothy Gish (Órfãs da Tempestade)
Ivy Close (A Roda)
Zasu Pitts (Ouro e Maldição)

Apesar da minha grande admiração por Lilian Gish, a verdadeira disputa aqui foi entre Ivy Close e Zasu Pitts. Muito pensei antes de dar a vitória a Close, que interpretou maravilhosamente a jovem Norma, amada pelo pai, pelo irmão e pelo marido.


MELHOR ATOR:
Rudolf Klein-Rogge (Dr. Mabuse o Jogador)
Alfred Abel (Dr. Mabuse o Jogador)
Erich von Stroheim (Esposas Ingênuas)
Séverin-Mars (A Roda)
Douglas Fairbanks (O Ladrão de Bagdá)
Gibson Gowland (Ouro e Maldição)
Emil Jannings (A Última Gargalhada)

Uma extensa lista de atores foi indicada nesta categoria, e seria ainda mais sem alguns cortes. Todas as atuações listadas aqui são marcantes (talvez com a exceção de Fairbanks). Destaco aqui Alfred Abel, o único listado na categoria que não era o personagem principal de seu filme, e foi sua exímia atuação que o botou (quase) no nível de Klein-Rogge. Mas depois de muita indecisão, o Oscar ficou para Séverin-Mars, fazendo com que ambos os prêmios de ator e atriz fossem para A Roda.

MELHOR CITAÇÃO:
"-As an officer and a gentleman I demand apology
-Officer and gentleman hell. You are not even a man" (Esposas Ingênuas)

"And they are all bound upon the Wheel - - - bound from life after life!" (A Roda)
"I'll see you starve before you get another penny... of my money!" (Ouro e Maldição)
"It takes money to live, Mac." (Ouro e Maldição)

Quatro frases marcantes, mas o súbito despejo de toda a raiva guardada pelo Embaixador despejado sobre o canastrão Conde Karamzim (interpretado por Von Stroheim) nos lava a alma. Sem dúvidas a melhor citação desta premiação.

PIOR FILME:
Whitin Our Gates (Oscar Micheaux-1920)
A Sorridente Madame Beudet (Germaine Dulac-1922)
Nanook, o Esquimó (Robert J. Flaherty1922)
A Greve (Sergei Eisenstein-1924)

Se tivemos alguns belos filmes nesse período, também tivemos aqueles de que não gostei. E dentre eles, o pior de todos foi Whitin Our Gates. Um dos filmes que mais me custou assistir, simplesmente não valeu o meu tempo. E em minha opinião está incluso nesta lista apenas pelo seu valor "racial", como um antagonista a O Nascimento de Uma Nação. Por uma ironia do destino, enquanto que o filme racista foi o pior do 1° Oscar, o filme que ilustra os direitos dos afro-americanos, é o pior do 2° Oscar.

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