quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

#32 - A General (1927)

Título: The General
Duração: 75 minutos
Dirigido por: Buster Keaton
Escrito por: Clyde Bruckman, Jean Havez, Joseph A. Mitchell
Produzido por: Joseph M. Schenck, Buster Keaton
Estrelado por: Buster Keaton, Marion Mack
IMDB: 8,2
Rotten Tomatoes: 93%


     A General é mais um divertidíssimo filme de Buster Keaton, talvez o melhor dele até agora. Em A General ele explora novamente a mistura entre situações engraçadas/improváveis, acrobacias e cenas espetaculares para a época.
     A história nos mostra um maquinista em plena Guerra Civil a quem não dão permissão para se alistar pois é mais útil cuidando dos trens. A sua noiva e a família dela rompem com o rapaz, o considerando um covarde por fugir da guerra.
     Passado um ano, Johnnie Gray vê suas duas paixões serem raptadas pelo exército inimigo. A General, "sua" amada trem, e a sua antiga noiva. Ele toma o controle de um outro trem e sozinho persegue os raptores.
     Buster Keaton se mistura nos inimigos e consegue se aproximar da sequestrada Annabelle Lee. Os dois conseguem fugir e tomar o controle da General, com o exército inimigo perseguindo-os agora. O mesmo trajeto e, praticamente, os mesmos obstáculos que foram enfrentados por nosso herói na ida, são enfrentados pelo exército inimigo na volta.
     Perto do final do filme temos a cena mais espetacular do filme e talvez de todo o cinema mudo. Para gravar a explosão de uma ponte e um trem despencando das chamas em direção ao rio que corre embaixo, o ambicioso comediante usou uma ponte real e um trem real. Ou seja, todo aquele acidente que vimos na tela, realmente "aconteceu". Imaginem a logística de destruir uma locomotiva e uma ponte apenas para gravar um filme em plena década de 20?
     A General consegue ser uma das mais engraçadas comédias de Keaton, com Marion Mack interpretando a talvez mais consistente companheira feminina dele até agora.

NOTA: 9/10. Uma ótima comédia, levemente melhor que Sete Oportunidades e tão engraçada quanto Nossa Hospitalidade.

CURIOSIDADES:

A estreia do filme em Nova York foi adiada em semanas devido ao grande sucesso de "A Carne e O Diabo", filme estrelado pelas estrelas John Gilbert e Greta Garbo. O filme, que não está na lista (porém assistirei ele logo), foi um sucesso de bilheteria. Quando A General lançou após ele, as críticas foram pouco positivas. Nas palavras da Variety: "after four weeks of record business with Flesh and the Devil , looks as though it were virtually going to starve to death this week"

O filme custou 750.000 e rendeu cerca de 1.000.000. O resultado foi pouco expressivo considerando os outros trabalhos de Buster Keaton. Após este filme ser pouco lucrativo a MGM limitou a criatividade do diretor.

O filme favorito de Buster Keaton.

18° Melhor filme pela AFI.

A cena do acidente da locomotiva é a cena mais cara de todos os filmes mudos.

CITAÇÕES:

"There were two loves in his life: his engine and... "

"-Did Johnnie enlist?
-He didn't even get in line.
-He's a disgrace to the South."

PRÓXIMO: O Monstro do Circo...outro filme estrelado por Lon Chaney, espero que seja tão bom quanto o anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário