sábado, 11 de fevereiro de 2017

#34 - Outubro (1927)

Título: Oktyabr
Duração: 103 minutos
Dirigido por: Sergei Eisenstein
Escrito por: Grigori Aleksandrov, Sergei Eisenstein
Produzido por: Sergei Eisenstein
Estrelado por: Layaschenko, Vasili Nikandrov, Nikolay Popov
IMDB: 7,5
Rotten Tomatoes: 88%


     Confuso. Chato. São as primeiras palavras que Outubro me traz a cabeça. E extremamente decepcionante. Após Eisenstein nos entregar o envolvente Potemkin, eu esperava no mínimo um filme decente.
     Este é um filme sobre a Revolução Russa, contando sobre o início e o fim do Governo Provisório. Porém se isto não estivesse escrito no sumário eu poderia não ter percebido. O filme é confuso, impossível de acompanhar. Ele foi encomendado pela liderança soviética para comemorar os 10 anos da revolução, mas é dito que nem mesmo Stalin conseguiu entender a história do filme!
     Outra coisa que me irritou muito no filme foram as estátuas. Nas primeiras duas ou três vezes em que a cena foi cortada para mostrar uma estátua, eu pensei "o filme pode ser ruim mas a direção de Eisenstein não decepciona". Mas depois de dez ou quinze cenas cortadas para mostrar uma estátua, isto se tornou um tanto desconfortável e repetitivo.
     Eu não vou me detalhar na história porque é apenas isto: um relato confuso sobre a Revolução Russa. Não temos personagens principais (uma das reclamações de Stalin, o próprio Lenin apareceu por não mais que 5 minutos na tela). Não temos nada para se apegar durante o filme.
     Eu consegui sentir emoção no filme apenas em uma cena, onde a ponte lentamente se levanta enquanto o corpo de uma mulher jaz inerte. Com o seu cabelo lentamente caindo, uma cena simples mas, ao contrário do resto do filme, emociona.
     Mas obviamente existem aqueles que amam o filme e o consideram fabuloso. Vsevolod Pudovkin, outro diretor soviético, comentou sobre Eisenstein e Outubro: "Como eu gostaria de produzir um fracasso tão poderoso!"

NOTA: 2/10. Talvez o pior filme que eu assisti na lista até agora.

CURIOSIDADES:

Eisenstein teve que editar todas as cenas que se referiam a Trotsky, após sua recente purga.

A filmagem no Palácio de Inverno contou com 11 mil figurantes e a luz necessária para a filmagem deixou o resto da cidade no escuro.

Mais pessoas se feriram na gravação das cenas no Palácio de Inverno do que no real assalto Bolchevique.

PRÓXIMO: O Cantor de Jazz... o primeiro filme falado da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário