sábado, 18 de fevereiro de 2017

#36 - Napoleão (1927)

Título: Napoléon
Duração: 330 minutos
Dirigido por: Abel Gance
Escrito por: Abel Gance
Produzido por: Abel Gance
Estrelado por: Albert Dieudonné, Gina Manès, Vladimir Roudenko, Annabella, Edmond van Daële, Alexandre Koubitzky, Antonin Artaud, Philippe Hériat, Abel Gance, Nicolas Koline
IMDB: 7,5
Rotten Tomatoes: 93%


     Napoleão é um épico inovador. Por cinco horas vemos Abel Gance explorar a câmera com maestria enquanto a história mais vívida e detalhada sobre Napoleão nos era contada. Um filme com uma fotografia linda, atuação impecável e com cenas que nos prendiam...até certo ponto. O filme tem seus grandes méritos, mas não se sustenta por 5 horas.
     Abel Gance nos conta a história de Napoleão desde sua infância até o seu casamento com Josephine e suas primeiras vitórias italianas. O plano inicial do diretor era fazer 6 filmes contando toda a trajetória do Imperador francês, mas faltaram recursos para os próximos.
     Todos conhecem a história de Napoleão. Um jovem soldado que aumentou seu prestígio durantes as várias batalhas que participou após a Revolução Francesa e acabou se tornando Imperador. Porém este filme nos mostra apenas a parte antes de se tornar o líder francês. Vemos ele na escola sofrendo preconceito por ser da Córsega, vemos sua presença insignificante enquanto Danton, Robespierre e Marat decidem os destinos da nascente Revolução.
     A subida de Napoleão inicia com a sua vitória em Toulon. Mais tarde ele acaba preso, coincidentemente na mesma prisão de Josephine de Beauharnais. Após a sua facção ser vitoriosa, Napoleão é solto com todas as honras e rapidamente adquire uma posição respeitável no país. Neste momento acompanhamos o apaixonado romance entre Bonaparte e Josephine, enquanto que a jovem Violine Fleuri sofre um amor não correspondido.
     O filme tem todos os méritos que já citei, mas não se garante por 5 horas. Confesso que na metade do filme já havia perdido o total interesse.

NOTA:8/10.

CURIOSIDADES:

Restaurado em 1981 após 20 anos de trabalho por Kevin Brownlow para uma versão de 235 minutos. Em 2000 Kevin Brownlow conseguiu restaurar os 330 minutos do filme (o filme original tinha 333 minutos).

Abel Gance ficou horrorizado com o pouco impacto que suas cenas causavam no formato da tela. Um novo formato foi criado especialmente  para a filmagem deste filme, chamado Polyvision, que combinava três câmeras grudadas uma a outra, para obter uma imagem maior e mais ampla. O formato seria o antecessor do widescreen.

Além de ser o primeiro filme gravado em "widescreen", foi o primeiro filme a conter uma trilha sonora (o filme era mudo, a trilha sonora era tocada por uma orquestra na sala de cinema).

Abel Gance dirigiu, escreveu, produziu e atuou no filme.

PRÓXIMO: O Caçula...o primeiro filme de comédia da lista estrelado por Harold Lloyd.

2 comentários:

  1. Um me surpreendeu muito. O filme tem muita ação e a história é bem contada para ser um filme mudo. Talvez seja demasiado longo, mas divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história realmente me surpreendeu no início, nas primeiras 2 ou 3 horas eu estava com 100% de atenção, o filme tem ação e roteiro muito bom. Mas foi longo demais, não sustentou o meu interesse

      Excluir