quarta-feira, 22 de março de 2017

#39 - Docas de Nova York (1928)

Título: The Docks of New York
Duração: 76 minutos
Dirigido por: Josef von Sternberg
Escrito por: Jules Furthman
Produzido por: Harold Rosson
Estrelado por: George Bancroft, Betty Compson, Olga Baclanova, Clyde Cook
IMDB: 7,7
Rotten Tomatoes: 100%


     Docas de Nova York foi um daqueles filmes deliciosos de assistir, em que nem conseguimos notar o tempo passando. Naquele estilo de "os brutos também amam", a história nos envolve (mesmo sem contar muitos detalhes) e nos faz torcer e acreditar naquele casal. Divertido e agradável, com um romance instigante.
     Este é o primeiro filme de von Sternberg que eu assisto, e confesso que adorei. A história nos mostra Bill Roberts, um homem bruto que trabalha nas fornalhas de um navio, recebe uma noite de folga em terra. Logo no início ele salva Mae, uma linda jovem em depressão que tentara se matar, da água.
     Paralelo a isto acompanhamos a história de Lou e Sugar Steve, o chefe de Bill. Depois de anos seu casamento está destruído, tanto que ao encontrar sua mulher com outro homem no mesmo lugar em que estava, sequer brigou. Nesta trama "secundária" devo ressaltar a brilhante atuação de Baclanova.
     Voltando a história principal, Bill rouba roupas em uma loja para Mae vestir e convence a jovem a aceitar sair em um encontro com ele. Bill se envolver em uma briga com seu chefe e antes do fim da noite pede Mae em casamento.
     O que no início era uma brincadeira se torna sério quando o pastor é chamado. Os dois então são casados. No dia seguinte, Bill acorda cedo e se prepara para voltar o navio e nunca mais voltar a ver Mae. Enquanto isso a jovem acredita que seu casamento foi sincero e espera a volta de seu marido.
     Um novo incidente antes que Bill embarque junta os dois novamente, mas ele está decidido a volta para seu navio. Ele então se divide entre a paixão por sua "esposa" ou continuar na sua mesma vida dentro do navio.
Com a atuação quase perfeita de Betty Compson, o filme e sua trama praticamente boba consegue ganhar corpo e convencer. Confesso que um dos meus filmes favoritos da lista até este momento.

NOTA: 9,5/10. Ok, eu sei que falei que foi um dos meus favoritos. Mas ele infelizmente não está no nível nota 10.

CURIOSIDADES:

O filme foi filmado completamente no Hollywood Sound Stage.

CITAÇÕES:

"The Waterfront of New York - The end of many journeys, the beginning of many adventures."

"I've had to many good times."

"Chief, last night's over. Today's another day!"

PRÓXIMO: Um Cão Andaluz... um filme de 20 minutos de Luis Buñuel e inspiração em Salvador Dalí.

2 comentários:

  1. Um belo filme. É uma pena que o filme mudo acabou tão cedo. Haviam chegado a um domínio incrível de arte em 1928. Boa sorte com Un Chien Andalou. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o filme mudo estava atingindo um ápice nesta época. Tenho certeza que sentirei muitas saudades quando tiver que me despedir.

      Excluir