sexta-feira, 3 de março de 2017

Oscar - 1925/1927

MELHOR FILME:
O Fantasma da Ópera (Rupert Julian-1925)
Em Busca do Ouro (Charles Chaplin-1925)
O Grande Desfile (King Vidor-1925)
Metrópolis (Fritz Lang-1927)
Aurora (F.W. Murnau-1927)
O Monstro do Circo (Tod Browning-1927)
O Caçula (Ted Wilde-1927)

Nestes dois anos tivemos filmes ótimos, incluindo alguns destaques nas comédia (A General quase foi indicada também). A disputa entre Metrópolis e Aurora foi extremamente difícil, os dois são maravilhosos e profundos. Porém devo seguir meu coração e conceder o prêmio de melhor filme para Aurora.


MELHOR DIRETOR:
Rupert Julian (O Fantasma da Ópera)
Sergei Eisenstein (O Encouraçado Potemkin)
Charles Chaplin (Em Busca do Ouro)
King Vidor (O Grande Desfile)
Fritz Lang (Metrópolis)
F.W. Murnau (Aurora)
Buster Keaton (A General)
Abel Gance (Napoleão)

Fritz Lang recebe o prêmio desta vez, mas Abel Gance fez um trabalho primoroso em Napoleão e merecia tanto quanto Lang. Uma pena eu não ter apreciado tanto o longo épico de Gance.


MELHOR ATRIZ:
Mary Philbin (O Fantasma da Ópera)
Renée Adorée (O Grande Desfile)
Brigitte Helm (Metrópolis)
Janet Gaynor (Aurora)
Marion Mack (A General)
Joan Crawford (O Monstro do Circo)

Janet Gaynor estava simplesmente impecável em Aurora, sua atuação dramática mas simples, conseguindo transmitir suas emoções com extrema facilidade e coerência para o público. Mas Brigitte Helm conseguiu nos entregar duas atuações impecáveis em Metrópolis. Interpretando a doce e santa Maria e a femme-fatale que é o seu clone. Destaque também para a jovem iniciante Joan Crawford, que ainda veremos muito na lista.

MELHOR ATOR:
Lon Chaney (O Fantasma da Ópera/O Monstro do Circo)
Charles Chaplin (Em Busca do Ouro)
John Gilbert (O Grande Desfile)
Rudolf Klein-Rogge (Metrópolis)
Alfred Abel (Metrópolis)
George O'Brien (Aurora)
Buster Keaton (A General)
Albert Dieudonné (Napoleão)
Harold Lloyd (O Caçula)

Esta categoria foi talvez a mais competitiva desta edição. Temos Lon Chaney nos entregando dois papéis maravilhosos. Temos Metrópolis indicando dois atores esplêndidos e já conhecidos nossos (embora o ator principal do filme, Gustav Frölich, não tenha sido indicado). Temos Chaplin, Keaton e Lloyd concorrendo. Mas o grande vencedor não poderia ser outro além de Albert Dieudonné, o brilhante intérprete de Napoleão Bonaparte.


MELHOR CITAÇÃO:
"Would you marry me?" (Sete Oportunidades)
"-You - You are the Phantom! -If I am the Phantom, it is because man's hatred has made me so. If I shall be saved, it will be because your love redeems me." (O Fantasma da Ópera)
"There's a girl in France... " (O Grande Desfile)
" HEAD and HANDS need a mediator. THE MEDIATOR BETWEEN HEAD AND HANDS MUST BE THE HEART!" (Metrópolis)
"This song of the Man and his Wife is of no place and every place; you might hear it anywhere, at any time.
For wherever the sun rises and sets, in the city's turmoil or under the open sky on the farm, life is much the same; sometimes bitter, sometimes sweet. " (Aurora)
"Wait a minute, wait a minute. You ain't heard nothing yet" (O Cantor de Jazz)

Vocês não sabem o quanto me dóis não conceder estre prêmio para Metrópolis ou Aurora, ou até mesmo para O Fantasma da Ópera (uma vergonha ele acabar esta edição sem qualquer prêmio). Mas vocês não conseguem imaginar a emoção que senti ouvindo as primeiras frases faladas do cinema em O Cantor de Jazz. Definitivamente o prêmio merece ir para este filme.


PIOR FILME:
Outubro (Sergei Eisenstein-1927)

Felizmente o único filme realmente ruim desta edição foi Outubro. Não digo que eu tenha gostado de todos os outros, mas nenhum além deste merece a indicação para Pior Filme.

2 comentários:

  1. Eu adoro Aurora também! É um dos filmes mais bonitos da lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o filme mais bonito da lista até agora, o meu preferido

      Excluir