segunda-feira, 10 de abril de 2017

#40 - Um Cão Andaluz (1929)

Título: Um Chien Andalou
Duração: 21 minutos
Dirigido por: Luis Buñuel
Escrito por: Luis Buñuel, Salvador Dalí
Produzido por: Luis Buñuel, Pierre Braunberger
Estrelado por: Simone Mareuil, Pierre Batcheff
IMDB: 7,8
Rotten Tomatoes: 100%

     Um Cão Andaluz é como um quadro de Salvador Dalí, você sabe que está assistindo uma obra-prima e acha tudo muito lindo, mas tem a absoluta certeza de que não está entendendo uma única informação do que está vendo.
     Este comentário será mais curto do que os outros pois eu não faço a mínima ideia do que dizer. Este foi um filme feito para chocar. Inegável que ele tem alguma beleza que nos deixa curiosos, mas a sequência de cenas desconexas não me permitem olhar esta obra com os mesmos olhos com que avalio os filmes normalmente.
     Sei que existem diversas teorias e explicações, algumas que fazem muito sentido, mas eu pessoalmente não consegui conceber nada enquanto assistia estes esquisitos 21 minutos. Para aqueles que nunca olharam o filme, eu presumo que já tenham visto pelo menos sua cena inicial, em que uma mulher tem seu olho cortado por uma lâmina.
     Em uma nota lateral para não deixar a crítica tão curta. Acabei agora há pouco de assistir o filme Eu Acuso! (J'Accuse) dirigido por Abel Gance. Um épico pacifista imperdível, uma pena não estar nesta lista.

NOTA: 6/10.

CURIOSIDADES:

Na estreia do filme em Paris, Luis Buñuel levou pedras em seus bolsos para o caso de ser atacados pela plateia. Ao contrário, os telespectadores amaram o tom misterioso e incompreensível da obra.

O filme foi baseado nos sonhos de Salvador Dalí.

Considerado um dos 25 Filmes mais Perigosos de sempre.

Ambos Mareuil e Batcheff, as duas estrelas do filme, cometeram suicídio poucos anos depois do lançamento.

PRÓXIMO: O Martírio de Joana D'Arc...um filme dito por alguns como a obra mais tocante de todo o cinema mudo, a obra-prima de Carl Theodor Dreyer

2 comentários:

  1. Eu acho que o filme é como um Teste de Rorschach. Cada pessoa vê uma coisa diferente. Lembro-me de ter visto um ataque à religião e à repressão da liberdade sexual. Mas provavelmente isso era o que eu queria ver.

    Obrigado pela recomendação sobre o filme de Abel Gance! Eu não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu concordo que este filme é um Teste de Rorschach, mas eu acho que assisti ele com a opinião de "não vou entender nada", e foi isso que aconteceu. Eu estava esperando não entender nada.

      Excluir