domingo, 4 de junho de 2017

#42 - Marinheiro de Encomenda (1928)

Título: Steamboat Bill, Jr.
Duração: 71 minutos
Dirigido por: Buster Keaton, Charles Reisner
Escrito por: Carl Harbaugh
Produzido por: Joseph M. Schenck
Estrelado por: Buster Keaton, Ernest Torrence, Marion Byron, Tom McGuire, Tom Lewis
IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 100%

     Marinheiro de Encomenda é um filme que obtém sucesso naquilo que se propunha a ser: mais uma hilariante comédia de Keaton. Não foi a sua melhor, mas definitivamente manteve o alto padrão e fico triste em saber que está é sua despedida da lista.
     Buster Keaton interpreta William Canfield Jr., cujo pai é dono de um barco. Ele chega da faculdade para visitar o seu pai e trabalhar um tempo com ele, porém lá encontra uma colega de faculdade por quem é apaixonado, que infelizmente é filha do inimigo de William Canfield Sr., J.J. King.
     O romance de Keaton e Kitty King é obstruído constantemente pelos pais de ambos, e como em todos os filmes de Buster, o herói desajeitado e desacreditado, que passa quase todo o filme fazendo burrices e se livrando de situação por pura sorte, acaba surpreendendo a todos no final. Uma receita pronta, porém uma receita que dá certo na mão desse grande ator/diretor.
     O filme ganha níveis de tensão a partir do momento em que Canfield é preso, e as trapalhadas acabam resultando em seu filho preso. O clímax do filme ocorre porém quando um ciclone atinge a cidade. Em cenas cheias de ação e extremamente bem filmadas para a época, a cidade é destruída, com casas, barcos e pessoas sendo levadas pelo vento e pela correnteza. Buster Keaton, é claro, se torna o grande herói do dia.
     Um filme que, tirando seus detalhes, é igual a muitos outros de Keaton. Não posso, mesmo assim, deixar de dizer que ri e me diverti muito, como sempre.

NOTA: 9/10. Engraçado, outra obra de Keaton que ficará em minha memória. Sentirei saudades de suas comédias.

CURIOSIDADES:

Considerado o último grande filme da carreira de Buster Keaton.

Vapor Willie, o primeiro desenho apresentando Mickey Mouse, lançado em 1928, foi baseado em cenas deste filme.

Para simular o vento, seis enormes aviões ligaram suas turbinas.

O desastre final era planejado para ser uma enchente, porém quando o real Mississippi sofreu uma enchente, foi decidido que um ciclone seria mais adequado.

PRÓXIMO: Tempestade Sobre a Ásia...outro filme russo em nossa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário