quinta-feira, 3 de novembro de 2016

#8 - Inocente Pecadora (1920)


Título: Way Down East
Duração: 145 minutos
Dirigido por: D.W. Griffith
Escrito por: D.W. Griffith, Joseph R. Grimes
Produzido por: D.W. Griffith
Estrelado por: Lilian Gish, Richard Barthelmess, Lowell Sherman, Mary Hay, Burr McIntosh, Vivia Ogden, Creighton Hale
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 94%


     Acredito que após Lírio Partido D.W. Griffith encontrou sua excelência nos melodramas digno das grandes tragédias gregas. Em Lírio Partido Griffith abandona sua grandiosidade épica de seus filmes anteriores e realiza um filme simples, envolvente e emocionante. Já aqui em Inocente Pecadora o diretor resgata a longa duração de seus filmes e as cenas épicas, mas mantém o foco da história no emocional de seus personagens.
     Inocente Pecadora parte da simples premissa de uma jovem pobre do interior que vai visitar a parte rica de sua família. Lá ela conhece o notório conquistador e mulherengo Lennox Sanderson, brilhantemente interpretado por Lowell Sherman (tão bem que em certas cenas da vontade de entrar no filme só para descontar a imensa raiva que se se criando contra Sanderson a cada aparência sua). Sanderson decide que conquistar a inocente jovem será sua próxima conquista. Ele então a pede em casamento em segredo e contrata alguém para se passar por padre. Achando estar agora casada, Anna Moore se entrega para seu "marido". Quando descobre estar grávida, Sanderson por fim revela que eles nunca realmente estiveram casados e para de visita-la.

     As tragédias na vida de Anna seguem rápidas a partir daí. O sofrimento da jovem, interpretada com maestria por Lilian Gish (estou apaixonado por Lilian Gish depois deste filme e de Lírio Partido) nos faz ter vontade de afastar todos dela e dizer um sonoro "vai ficar tudo bem". A mãe de Anna morre, e o filho que ela dá a luz morre horas após o nascimento. Sem escolha ela vaga em busca de um emprego.
     Por sorte ela acaba por bater a porta dos Bartlett. Squire Bartlett é conservador e ríspido, mas com um bom coração, sua esposa é uma carola decidida a seguir as escrituras e fazer o bem a qualquer um, e o filho deles, David Bartlett, imediatamente se apaixona por aquela inocente jovem que chega em sua fazenda. Anna é acolhida em sua casa e logo se torna uma membra amada da "família". Os Bartlett porém tem uma sobrinha, Kate, que está prometida em casamento a David, e quando ela chega de viagem desperta a imediata paixão do Professor. Para o azar de Anna existe outro homem interessado na jovem Kate também, e este é ninguém menos que Lennox Sanderson, o falso marido de nossa sofredora.

     Sanderson se torna um visitante frequente na casa do Bartlett com o intuito de conquistar Kate, ao mesmo tempo que ordena que Anna deixe a casa e vá trabalhar em outro lugar. David confessa todo seu amor por Anna e a pede em casamento, mas a jovem nega e diz que nunca poderá se casar com ninguém.
     A tragédia final de Anna acontece quando a fofoqueira Martha Perkins descobre que ela teve um filho sem estar casada e contra isto a Squire Bartlett. Este investiga e acaba por descobrir que a história é verdade. Em um arrombo ele expulsar Anna de sua casa, e em uma emocionante cena confessa tudo, até mesmo que Sanderson, presenta como convidado na mesa dos Bartlett naquele momento, era o seu falso marido. Anna sai correndo para fora da casa em uma tempestade de nevem, David, condoído pela história do falso marido, sai a sua procura em meio a tempestade de neve.

     Com várias reviravoltas e cenas emocionantes, as 2 horas e meia do filme parecem passar rápido. As atuações fenomenais de Lilian Gish e Lowell Sherman, com destaques também para Richard Barthelmess e Vivia Ogden, conduzem o filme com uma naturalidade pouco usual para um melodrama desta magnitude. Eu diria que esta obra é o conjunto de toda a sabedoria que Griffith aprendeu em suas falhar e em seus acertos.

NOTA: 9/10. Sinto que ainda não posso dar um 10 completo, mas acreditem, este filme é praticamente perfeito. Daria uma nota alta somente contando a atuação de Lilian Gish, mesmo que o filme fosse horrível. E ele definitivamente não é.

CURIOSIDADES:

Durante as filmagens das cenas na cachoeira de gelo, o cabelo de Gish congelou e a sua mão direita teve seus movimentos prejudicados pelo resto de sua vida. Nenhum dublê foi usado.

D.W.Griffith teve um lado de sua face congelado durante as filmagens, resultado em um problema que o incomodou pelo resto de sua vida.

Os atores de David e Kate, Richard Barthelmess e Mary Hay, noivos no filme e que acabaram não se casando, se casaram na vida real.

Na Pensilvânia o filme foi censurado, sendo removido as cenas da falsa lua de mel entre Sanderson e Anna, além de todas as referência a sua gravidez ilegítima. Ou seja, o filme ficou totalmente descaracterizado.

PRÓXIMO: Within Our Gates... o primeiro filme dirigido, escrito, produzido e estrelado por negros. Uma clara resposta a O Nascimento de Uma Nação.

Filme completo disponível no YouTube, aproveitem esta maravilhosa atuação de Lilian Gish nesse melodrama envolvente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário