quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

#33 - O Monstro do Circo (1927)

Título: The Unknown
Duração: 63 minutos
Dirigido por: Tod Browning
Escrito por: Waldemar Young
Produzido por: Irving G. Thalberg
Estrelado por: Lon Chaney, Joan Crawford, Norman Kerry, John George
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 100%


     O Monstro do Circo é uma obra brilhante, nos conseguindo envolver e nos prender com uma história cheia de ironia e tragédias. Lon Chaney nos presenteia com outra atuação impecável e verdadeira, com a ainda jovem Joan Crawford fazendo jus ao futuro status de estrela.
     A trama começa em um circo, onde Lon Chaney interpreta Alonzo, um homem sem braços. Ele e seu parceiro Cojo escondem de todos que, na verdade, o homem sem braços esconde dois braços normais sob sua roupa. O único defeito de seus braços é que uma das mãos tem dois polegares. Alonzo é apaixonado pela filha do dono do circo, a inocente jovem Nanon.
     Nanon se aproxima de Alonzo porque tem medo de... braços. Enquanto isso Malabar, o homem forte do circo, também é apaixonado pela jovem. Quando Malabar pede conselhos ao amigo de Nanon, ou seja, Alonzo, ele lhe aconselha a abraça-la. Obviamente o conselho vai muito mal e o "sem-braços" se aproxima ainda mais de sua paixão.
     Um dia o dono do circo descobre os braços de Alonzo. Ele na realidade é um criminoso que usa o disfarce para esconder sua marca característica: os dois polegares. Em uma briga o dono do circo acaba morrendo, e a única coisa que Nanon consegue ver do assassino de seu pai é justamente o braço com dois polegares.
     Com a morte de seu dono o circo fecha e a maioria se separa. Alonzo, Nanon, Cojo e Malabar porém se mudam para mesma cidade. Nanon beija o rosto de Alonzo e este vê que quanto mais próximo ele ficar de sua amada, mais distante ficará dela por causa de seu braço e seus dois polegares.
     Desesperado, Alonzo toma a decisão de procurar um médico. Ele se submete a uma cirurgia e amputa os dois braços. Depois de algumas semanas se recuperando, ele volta para Nanon, esperando o momento em que os dois ficarão juntos. Mas quando retorna, a sua amada o convida para seu casamento com Malabar, contando que perdeu o medo de braços e agora os ama. Alonzo então traça um plano para deixar o seu rival sem braços também, mas o final deixarei para vocês assistirem.

NOTA: 9,5/10. Um ótimo e intrigante filme, realmente nos prende e as atuações são impecáveis.

CURIOSIDADES:

Joan Crawford disse mais tarde em sua carreira que aprendeu mais neste filme com Lon Chaney do que com qualquer outra pessoa. "Ele me ensinou a diferença entre ficar parado na frente de uma câmera e atuar na frente de uma câmera".

O filme foi considerado perdido por muitos anos, pois nos estúdios várias fitas tinham o nome de Unknown (desconhecido).

Baseado em uma história real. (Sério???)

CITAÇÕES:

"No one will get her... no one but me! "

"You are the one man I can come to without fear. "

"There is a time for fear, Nanon... and a time for hate... and a time for love. "

PRÓXIMO: Outubro... o terceiro filme de propagando comunista feito por Eisenstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário