quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

#24 - A Última Gargalhada (1924)

Título: Der Letzte Mann
Duração: 87 minutos
Dirigido por: F.W. Murnau
Escrito por: Carl Mayer
Produzido por: Erich Pommer
Estrelado por: Emil Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller, Hans Unterkircher, Georg John
IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 100%


     A Última Gargalhada é um filme extremamente tocante. Por mais que tenha mais de 90 anos, ele permanece extremamente atual. Um velho porteiro de um grande hotel, orgulhoso de sua profissão, é rebaixado para limpador de banheiro.
     Com apenas dois intertítulos o filme quase não nos fala nada, nos deixando livres para "sentir" o filme, interpretar e compreender toda a mensagem de queda da dignidade humana que nos é mostrada.
     A cada cena que o velho homem aparecia, claramente sofrendo, tentando esconder de sua família e de seus parentes a sua nova realidade, nosso coração parece se partir. Não podemos deixar de imaginar quantos casos assim realmente acontecem.
     A atuação de Emil Jannings consegue passar para os telespectadores um sofrimento tão humano, tão real, que é difícil não sentir emoção assistindo-o.
     E sobre aquele estranho epílogo adicionado, segundo boatos, por obrigação da UFA, que queria um final feliz para o triste filme, não tenho muito o que dizer. Eu gostei de vê-lo pois dava um final agradável para aquele velho e triste homem, mas não posso negar que ele "manchou" o tom do filme.

NOTA: 8,5/10. Um filme bom e tocante, mas não ótimo.


CURIOSIDADES:

Incluído entre os grandes filmes  por Roger Ebert.

Nenhum intertítulo representa diálogos no filme. Estes são "inexistentes".

PRÓXIMO: Sete Oportunidades... o terceiro filme de Buster Keaton em nossa lista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário