sábado, 10 de dezembro de 2016

#14 - Nanook, o Esquimó (1922)

Título: Nanook of the North
Duração: 79 minutos
Dirigido por: Robert J. Flaherty
Escrito por: Robert J. Flaherty
Produzido por: Robert J. Flaherty
Estrelado por: Allakariallak, Nyla, Allee, Cunayou, Allegoo, Camock
IMDB: 7,7
Rotten Tomatoes: 100%


     Nanook, o Esquimó, é um filme interessante de se assistir, mas de modo algum lhe anima, diverte ou instiga. Entendo que por ser um documentário devo ignorar um pouco isto, mas não sou realmente um grande fã do gênero.
     Tudo gira em torno da vida de Nanook, um líder esquimó que precisa trocar seus produtos com o "homem-branco", caçar, montar um iglu e outras coisas de esquimó. A premissa parece interessante, principalmente para a sua época.
     Um ponto negativo para o filme foram as descobertas pós-lançamento. Flaherty havia criado todas as situações e até mesmo mentido as relações entre os personagens. Na realidade os esquimós já usavam armas invés de lanças e flechas, a esposa de Nanook (realmente chamado Allakariallak) foi considerada feia demais para a filmagem e Flaherty a trocou por outra.
     Não tenho muito mais o que falar sobre o filme. Não foi o pior, mas foi um mal começo para os documentários, na minha opinião.

NOTA: 3/10. Não poderia dar qualquer nota acima de 3, o filme definitivamente não me cativou.

CURIOSIDADES:

Na famosa cena em que um iglu é construído, na verdade foi construído apenas "meio-iglu".

Nos créditos do filme Flaherty diz que Nanook acabou por morrer logo após as filmagens indo caçar e morrendo de fome. Na realidade o esquimó morreu de tuberculose.

PRÓXIMO: Nosferatu... o primeiro, de muitos, filme de vampiros de nossa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário