terça-feira, 13 de dezembro de 2016

#16 - Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)

Título: Häxan
Duração: 104 minutos
Dirigido por: Benjamin Christensen
Escrito por: Benjamin Christensen
Produzido por: Svensk Filmindustri (SF Studios)
Estrelado por: Benjamin Christensen, Clara Pontoppidan, Oscar Stribolt, Astrid Holm, Maren Pedersen, Elith Pio
IMDB: 7,7
Rotten Tomatoes: 88%


     Este foi decididamente um filme peculiar. Usando uma estrutura pouco vista em filmes (como se o autor estivesse apresentando um projeto para nós) este "documentário" romantizado consegue ser ao mesmo tempo sensível, humano e reflexivo. Usando o tema bruxaria ele é dividido em 7 partes.
     Na 1° parte o autor nos apresenta, quase que em uma apresentação de power point, os primórdios dos mitos sobre a criação da terra, da nossa posição no sistema solar e das imagens de demônios que aterrorizavam os antigos. Na 2° parte nos é mostrada a história de uma mulher que procura uma poção do amor para convencer um padre a transar com ela, assim como mostra a história que uma mulher que durante a noite era visitada pelo demônio.
     Nas partes 3,4,5 e 6 é nos narrada uma história maior. Um homem morre e é descoberto que ele foi enfeitiçado. Logo a jovem viúva acusa uma velha e pobre mulher de ser a bruxa. Em algumas dolorosas e penosas cenas a velha mulher acusada de bruxaria é torturada, até parar de negar sua inocência e confessar seus crimes, incluindo a identidade de outras bruxas (sendo a jovem viúva que a acusara uma delas).
     Na última parte o autor nos traz para o mundo atual (1922) e faz uma comparação entre as doenças psicológicas e a bruxaria. Ele mostra alguns casos de sonambulismo, esquizofrenia e cleptomania e os compara com os comportamentos descritos pelas bruxas da idade média. Ele acaba o filme fazendo uma irônica comparação ao dizer: "hoje substituímos as fogueiras por chuveiros aquecidos em hospícios".

NOTA: 7/10. Um filme impactante, "novo" e que desperta extrema curiosidade. Porém o formato não me agradou, tendo o filme se arrastado em algumas partes.

CURIOSIDADES:

Foi o filme mudo mais caro da história da Escandinávia.

O diretor Benjamin Christensen interpretou o Diabo.

Apesar de ser financiado por estúdios suecos, o filme foi gravado por Christensen totalmente na Dinamarca.

CITAÇÕES:

-Poor little hysterical witch! In the middle ages you were in conflict with the church. Now it is with the law.

PRÓXIMO: Esposas Ingênuas... a primeira obra-prima de Von Stroheim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário