segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

#20 - O Ladrão de Bagdá (1924)

Título: The Thief of Bagdad
Duração: 155 minutos
Dirigido por: Raoul Walsh
Escrito por: Achmed Abdullah, Lotta Woods, Douglas Fairbanks
Produzido por: Douglas Fairbanks
Estrelado por: Douglas Fairbanks, Julanne Johnston, Sojin Kamiyama, Charles Belcher, Snitz Edwards, Anna May Wong, Brandon Hurst
IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 96%

     Um filme diferente dos outros vistos nesta lista, ele nos traz uma aventura daquelas que estamos acostumados a ver hoje em dia. Praticamente um "percursor" de Indiana Jones e filmes desse estilo. Com cenários espetaculares, O Ladrão de Bagdá diverte e nos prende, mas poderia ser um pouco mais.
     O filme conta a história de Ahmed, um ladrão que anda pelas ruas de Bagdá roubando tudo o que deseja. Um dia ele entra no palácio e enxerga a princesa, passando a deseja-la. A princesa faz aniversário no dia seguinte e príncipes de diferentes regiões chegam a Bagdá para pedir sua mão em casamento.
     Um desses príncipes é o Príncipe Mongol, que pretende conquistar a cidade enquanto busca a mão da princesa. Ahmed se disfarça de príncipe e adentra o palácio como um dos pretendentes. Depois de um encontro apaixonado, a Princesa escolhe Ahmed como seu futuro marido.
     Enquanto o Califa ainda enchia seu futuro genro de honras, uma das escravas da Princesa contou ao Príncipe Mongol que Ahmed era apenas um ladrão. Ele revela isto ao Califa e o impostor é açoitado e condenado a morte (porém é depois salvo).
     A Princesa, querendo ganhar tempos antes de escolher novamente, informa que aquele que voltar dentro de 7 dias com o tesouro mais raro será o seu escolhido. Ahmed acaba descobrindo esta tarefa e parte ele próprio em busca de um tesouro maior do que qualquer um poderia imaginar.

NOTAS: 8,5/10. Eu gostei do filme, diferente do que vimos e com cenas ótimas. Sempre que o tapete voador aparecia, eu ficava impressionado com os efeitos. E os cenários eram todos ótimos. Porém faltou algo no filme. Devo destacar que mesmo com pouco tempo de tela adorei Julanne Johnston.

CURIOSIDADES:

O Príncipe Persa foi interpretado por Mathilde Comont, uma mulher. Ela foi creditada como M. Comont para seu sexo não ser revelado, mas durante o filme é bastante óbvio que o Príncipe não é um homem.

Colocado como o #9 melhor filme do gênero fantasia pela AFI.

Com um orçamento estimado em 1 milhão e 135 mil, é um dos filmes mais caros da década de 20s.

PRÓXIMO:  A Greve...o primeiro dos filmes de Eisenstein, o nosso primeiro filme russo e, infelizmente, o nosso primeiro filme "propagandístico" da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário