quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

#21 - A Greve (1924)

Título: Stachka
Duração: 82 minutos
Dirigido por: Sergei Eisenstein
Escrito por: Grigori Aleksandrov, Ilya Kravchunovsky, Valeryan Pletnyov, Sergei Eisenstein
Produzido por: Boris Mikhin
Estrelado por: Maksim Shtraukh, Grigori Aleksandrov, Mikhail Gomorov, Aleksandr Antonov, Ivan Klyukivin, Yudif Glizer
IMDB: 7,6
Rotten Tomatoes: 100%


     O primeiro dos filmes produzidos para exaltarem a União Soviética me provou duas coisas: a primeira é que Sergei Eisenstein é um gênio, a segunda é que mesmo um gênio pode deixar um filme chato e cansativo.
     O filme conta a história de uma greve em uma fábrica durante a Rússia Czarista. Os donos sem escrúpulos acusam um dos operários de ladrão e este se mata. Os outros iniciam a greve imediatamente, matando alguns capatazes.
     A Greve foi um filme que, para mim, se mostrou desinteressante, fazendo eu até mesmo cochilar. E eu sei qual foi o grande erro do filme: ele não tem um protagonista, seu protagonista é o povo. Essa coletividade, uma forma de propagando para o comunismo, não me agradou. Me chamem de conservador, mas prefiro os nossos filmes.
     Apesar de minhas grandes críticas ao filme, reitero que Eisenstein é um gênio, com um talento invejável para sua jovem idade, tendo ele apenas 26 anos na época do filme.

NOTA: 5/10. Poderia ser muito menos sem Eisenstein.

CURIOSIDADES:

Primeiro filme dirigido por Sergei Eisenstein, e com apenas 26 anos.

PRÓXIMO: Ouro e Maldição...o maior clássico de Von Stroheim, o Santo Graal do Cinema, o épico perdido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário